Instituto apresenta Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) em painel sobre alimentação sustentável no Fórum de Secretários/as de Meio Ambiente das capitais brasileiras do ICLEI Brasil
Promover sistemas alimentares mais sustentáveis deve ser prioridade absoluta da pauta de desenvolvimento das cidades brasileiras. Essa foi a principal mensagem do Instituto Comida do Amanhã em apresentação do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) durante Encontro Nacional do ICLEI e em painel sobre alimentação sustentável no Fórum de Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), eventos realizados entre 15 e 18 de março, no Recife, durante a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL).
Plataforma colaborativa desenvolvida pelo Instituto Comida do Amanhã, em parceria com o ICLEI América do Sul, o LUPPA tem o objetivo de facilitar a construção de políticas alimentares municipais integradas, participativas e com abordagem sistêmica. O projeto é apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade e pelo Instituto Ibirapitanga, com parceria metodológica da Reos Partners.
Em sua apresentação no evento em Pernambuco, a diretora do Instituto, Juliana Tângari, enalteceu a necessidade de gestores e gestoras, técnicas e técnicos, que estão à frente das ações dos governos, terem disponível o ferramental adequado para saber por onde começar, reconhecer suas conquistas e se inspirar nas experiências dos outros. “Queremos ter cada vez mais cidades aderindo ao compromisso de transformar seus sistemas alimentares, e queremos encher o mapa do Brasil com referências de cidades que estão fazendo a diferença. Promover sistemas alimentares mais sustentáveis deve estar na pauta prioritária das cidades brasileiras", enfatizou.
O primeiro dos eventos, uma reunião ampliada do Comitê Executivo Regional do ICLEI para a América Latina, contou com a presença do Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, do Presidente do Comitê Executivo Regional do ICLEI, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, Geraldo Júlio, e ainda, além de outras autoridades, do Prefeito do Recife, João Henrique Campos, da Vice-Prefeita do Recife, Isabella de Roldão, e representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Escritório Brasil da Agência da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO), da missão da União Europeia no Brasil, da Embaixada da Alemanha, entre outros. O CB27 contou com Secretários de governo das cidades de Belo Horizonte, Salvador, Recife, Belém, São Paulo, Macapá, além do Consórcio Nordeste.
A participação do Comida do Amanhã nestes eventos fortalece a relação de parceria estratégica com o ICLEI América do Sul e posiciona o LUPPA como ferramenta inovadora para cidades brasileiras.
Acesse luppa.comidadoamanha.org para saber mais sobre o LUPPA.
Comments