Biblioteca
Podcast
Alimentação e Sustentabilidade #62: Qual o legado da COP 30 para os sistemas alimentares?
No episódio “Qual o legado da COP30 para os sistemas alimentares?” do podcast Alimentação e Sustentabilidade, do Jornal da USP, Francine Xavier, diretora do Instituto Comida do Amanhã, e Fabrício Muriana, diretor do Instituto Regenera, conversam sobre como o debate sobre alimentação ganhou espaço na COP30.
A partir da experiência na conferência, os convidados refletem sobre a presença dos sistemas agroalimentares nas negociações e nas agendas paralelas, destacando a mobilização da sociedade civil, a articulação de organizações e movimentos e a importância de incluir vozes da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais nas discussões sobre clima.
A conversa também aborda os avanços registrados nos documentos finais da COP e os caminhos para que a transformação dos sistemas alimentares siga sendo reconhecida como parte das soluções para a crise climática. Como reforça Francine, manter e ampliar a participação da sociedade civil nas próximas COPs será fundamental para que esse debate continue avançando.

